Cantinho do Educador Social

Neste espaço gostaríamos de compartilhar alguns projetos elaborados pelos educadores juntamente com a coordenação pedagógica para os educandos do Núcleo.

Uma super dica para você:

 No site http://blogdoeducadorsocial.blogspot.com/ há vários projetos e matérias sobre o que trabalhamos com nossos educandos em 2009 a 2012.

Esperamos que o conteúdo desta página possa auxiliar a muitos Educadores Sociais!

PROJETOS  

2013

Projeto Eu Curto Gentileza e Compartilho

Apresentação

O presente projeto visa fomentar a importância de praticar a gentileza nos vários espaços sociais que rodeiam os educandos do Centro Estudantil.

Justificativa

A equipe do Centro Estudantil tem como objetivo trabalhar em prol do desenvolvimento integral dos educandos. O Projeto “Eu curto gentileza e compartilho” irá auxiliar o aperfeiçoamento de uma melhor convivência dos educandos junto à sociedade, pois temos percebido que, ao longo dos anos, nossos educandos têm demonstrado dificuldade comportamental nos vários espaços onde atuam.

Sabemos que o bom comportamento social requer, como todo comportamento humano, maturidade e dignidade. Ter boas maneiras através da prática da gentileza não é privilégio para pessoas ricas. Ainda que uma pessoa seja pobre ou sem instrução, todos são capazes de praticar a gentileza.

Objetivo Geral

Compreender que a falta de gentileza e a hostilidade nas relações podem contribuir para um ambiente estressante, pois tais atitudes são contagiosas.

Objetivo Específico

  • Compreender a importância da gentileza em seu contexto escolar, familiar e social;
  • Praticar a gentileza no contexto de suas vivencias diárias;
  • Gerar gentileza através de atitudes gentis;
  • Conhecer sobre o denominado Profeta da Gentileza e aprender os princípios que podem ser aproveitados através de sua história;
  • Trabalhar em todas as oficinas e atividades do Centro Estudantil atividades interdisciplinares sobre o tema;
  • Entender a gentileza como pilar de sustentação da fraternidade humana e a paz como valorização da vida;
  • Colocar em prática as palavras mágicas;
  • Ser gentil consigo mesmo cuidando da higiene pessoal e de sua aparência;
  • Conscientizar os educandos sobre a importância do respeito ao próximo e às diferenças;
  • Resgatar e vivenciar hábitos de boa convivência e gentileza;
  • Levar os educandos a entenderem e praticar gentileza urbana.

Metodologia

  • Discutir sobre os 10 mandamentos da gentileza (anexo)
  • Elaborar material informativo (cartazes, panfletos, etc) sobre gentileza urbana
  • Cobrar o uso das palavras mágicas no dia-a-dia
  • Bingo das palavras mágicas (anexo)
  • Trabalhar sobre a história do profeta da gentileza
  • Dinâmicas sobre gentileza (anexo)
  • Jogos sobre o tema (anexo)
  • Confeccionar o slogan do profeta da gentileza (anexo)
  • Criar quadrinhos com o tema gentileza
  • Atividades que envolvem atos de gentileza (anexo)
  • Dinâmicas “7 idéias sobre gentileza” (anexo)
  • Criação de poemas em grupo sobre o tema gentileza
  • Ilustrações através de desenhos, revistas, etc. de atos de gentileza
  • Fazer um mural como fazia o profeta da gentileza, divulgando o amor e a gentileza
  • Estudar / analisar sobre a música que a cantora Marisa Monte fez em homenagem ao Profeta da Gentileza (anexo)
  • Fabricar flores de papel e sugerir que os educandos distribuam as flores na saída do Centro Estudantil como fazia o Profeta da Gentileza
  • Propor um documentário feito pelos alunos sobre o Profeta da Gentileza
  • Produzir convites em leitura e escrita de diversas ocasiões (casamento, aniversário, chá de bebê, etc), trabalhar que é forma de gentileza convidar as pessoas e ir em eventos que somos convidados. Para esta atividade, considerar:

1) Quais informações devem constar em um convite?

2) Quem escreve um convite?

3) Para que se escreve?

4) Com qual objetivo se escreve?

5) Quando se escreve um convite?

  • Trabalhar com fábulas que tem como princípio central a gentileza

Culminância

Aula de etiqueta com a Educadora Rose.

Projeto elaborado por Neide Aparecida Caldeira Santos, Claudia Bueno Marques, Júlio César e coordenação pedagógica

Projeto Meio Ambiente

Apresentação

A Educação Ambiental nunca havia tido antes uma política bem definida, embora a mesma sja caracterizada por imcorporar as dimensões socioeconomicas, políticas, cultura e histórica do país.

Atualmente podemos observar a necessidade de trabalhar no âmbito escolar por acreditar que a escola (projeto social) é um veículo com grandes poderes de trnsmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento.

 Justificativa:

Nos dias atuais o meio ambiente apresenta nítidos sinais de esgotamentos, a contaminação das águas, a transformação de algumas regiões, a destruição da camada de ozônio, isto e muito mais é uma realidade preocupante. Partimos do princípio que este é um assunto mundial, notícias de catástrofes climáticas deixaram líderes de várias nações em alerta. Afinal de contas ninguém quer que o nosso rico e querido planeta seja destruido. Com esta iniativa reconhecemos a importância da mobilização des educandos para articular,preservar, formentar, estratégias economicas para o meio ambiente e por que não a reciclagem tão atualmente.

Objetivo geral:

Fomentar nos educandos uma criticidade política social em relação à economia, reciclagem e meio ambiente.

Objetivos Específicos:

  • Levar os educandos a conhecer melhor os elementos da natureza, utilizá-los corretamente e reaproveitá-los;
  • Provocar os educandos  o desejo de conhecer o mundo além do que se vê e lutar para torná-lo melhor;
  • Desenvolver atividades de habilidades, concientizá-los que a reciclagem ajuda o meio ambiente e pode trazer recursos financeiros;
  • Mostrar aos educandos as várias formas de economia dos elementos da natureza e conscientizá-los do uso correto;
  • Conscientizar os educandos sobre a importância do meio ambiente e como o homem interfere neste meio;
  • Auxiliar os educandos na percepção da participação do homem na transformação do meio em que vive, mostrando também suas interferências negativas e o que elas tem causado à natureza;
  • Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente;
  • Trabalhar sobre a água;
  • Motivar a criatividade dos educandos através de trabalhos manuais de reciclagem;
  • Pesquisar e jogar na internet sobre o meio ambiente;
  • Abordar sobre o desenvolvimento sustentável;
  • Trabalhar sobre o óleo e malefícios para o meio ambiente.

 Metodologia

  • Fazer uma pesquisa comunitária para conscientizar parentes, amigos e comunidade sobre a importânica da reciclagem para a economia local e pessoal;
  • Apresentação de documentários sobre o que os países têm feito para amenizar a situação;
  • Desafiar os educandos a construir uma maquete com resoluções aplicáveis na realidade da comunidade e meio ambiente em geral;
  • Elaboração de um tele jornal.
  • Atividades sobre reciclagem
  • Atividades sobre o lixo (quanto tempo leva para deteriorar)
  • Pesquisa sobre os lixões
  • Fabricação de brinquedos e outros itens com materiais reciclados
  • Fazer papel reciclado
  • Pesquisa sobre a comunidade onde moram em relação ao lixo
  • Tradução de músicas em inglês sobre o meio ambiente
  • Confecção de material informativo sobre os animais que estão em risco de extinção
  • Bingo
  • Caça palavras
  • Listar coisas da natureza em ordem alfabética
  • Jogo da memória dos animais
  • Mural ecológico
  • Criação de frases sobre o meio ambiente
  • Criação de poesias
  • Produção de folders informativos sobre o lixo
  • Ensaio de uma música ou peça de teatro sobre o meio ambiente para apresentação
  • Plantar semente de girassol

Sugestões de filmes:

  • Lucas no formigueiro;
  • Os sem florestas;
  • Happy fitt;
  • Surfando com Rocket Power;
  • Terra da Walt Disney;
  • O dia depois de amanhã;
  • Vulcano;
  • As Crônicas de Nánia;
  • A volta do todo poderoso;
  • A última hora;
  • Diversos documentários sobre o tema.

        Citações Bíblicas:

  • Mateus 17:5;
  • Marcos 9:7;
  • Êxodo 13:21 e 22/ 14:19 e 20/ 16:10
  • I Reis 8:10

 Culminância:

  • Visita ao Jardim Botânico do Zoológico.

 Referência:

  • Site do plenarinho.gov.bv
  • “Meu Mundo e Eu”. Margarida Regina de Almeida
  • Construindo o Futuro;
  • Baú do Professor (Fopi);
  • Eu e a sociedade
  • Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental – Temas Transversais; meio Ambiente e Saúde, pag. 15

Projeto Arquitetura

Barros (2008) diz: “O planejamento é uma peça fundamental que começa com a formulação dos objetivos organizacionais, e estes estão ligados a visão desta organização, aos seus propósitos futuros. A elaboração dos objetivos tem seus pontos chaves, que começam com a análise tanto do ambiente interno da empresa, quanto o ambiente externo, não adianta também planejar objetivos futuros que certamente não serão cumpridos, isto é sonho, sonhar é bom, mas até mesmo sonhos para se tornar realidade devem estar atrelados a possibilidades verdadeiramente possíveis.”

Sabemos o quão é importante o planejamento para a vida de um indivíduo, seja para um trabalho, uma viagem, um evento e etc… Podemos perceber que o homem precisa de um planejamento para alcançar objetivos na vida, como, uma profissão, uma família bem estruturada, a compra do seu carro/casa, entre outros.

arquitetura (AO 1945: arquitetura) (do grego αρχή [arkhé] significando “primeiro” ou “principal” e τέχνη [tékhton] significando “construção”) refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, o projeto arquitetura trata destacadamente da organização da vida e de seus elementos: o projeto lidaria com qualquer problema de planejamento, organização, atitudes e ordenamento de vida e seus componentes. No entanto, o projeto arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem na vida (e principalmente na vida profissional, física e espiritual).

 Justificativa

Este projeto começa com um questionamento muito importante. Estamos preparando os educandos (crianças e adolescentes) para o futuro? Procuramos levá-los a este futuro.

As possibilidades são infinitas, tudo pode acontecer. As realidades são diferentes para cada um, mas as oportunidades estão sempre presentes; basta enxergá-las.

Para nós (educadores), fica a tarefa de orientar os educandos, mostrando-lhes onde estão as placas indicativas no caminho da sua vida, e desenvolver atitudes para que cada criança e adolescente possa escolher onde quer chegar.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai.” Mt 5:16

Objetivo Geral

Conduzir aos alunos a planejarem o futuro e mostrá-los meios para que o objetivo seja alcançado.

Objetivos Específicos

– Ensinar como se planejar;

– Desenvolver o planejamento financeiro;

– Levar os alunos a definirem metas para a vida;

– Definir com os alunos meios para alcançar as metas;

– Incentivar os alunos a começar a agir durante o projeto para alcançar os objetivos.

– Conscientizar os educandos sobre suas motivações, desejos e esperanças, suas angústias e temores, mostrar-lhes que isso é normal;

– Promover consciência de auto-critica e auto-avaliação;

– criar e desenvolver nos educandos a capacidade de enfrentar os obstáculos;

– Instigar e fortalecer os educandos para a importância de terem atividades resilientes (recomeçar sempre que for necessário e jamais desistir);

 Metodologia

  • Mostrar uma planta de uma casa para os adolescentes, mostrar como é o trabalho de um arquiteto e pedir para que os adolescentes montem uma planta de uma casa, a casa que eles querem no futuro para eles, e logo após eles coloquem em cada cômodo que eles desenharem, as áreas da vida deles. Durante o processo eles vão colocando os detalhes daquele cômodo que eles escolherão, só que cada detalhe (se é o quarto: cama, janela, escrivaninha, porta retrato…) é algo que ele tem que fazer para alcançar o sucesso na área onde está, por exemplo:

– Quarto = quero aprender inglês.

– Cama = quero aprender em 2 anos

– janela = procurar um curso

– escrivaninha = estudar pelo menos 20 minutos por dia.

Depois eles vão copiar a planta da casa que fizeram, e conforme o que eles forem conquistando durante o ano, ou os anos, eles vão preenchendo a casa com os detalhes que correspondem aquilo que conquistaram.

  • Filmes: “O céu de Outubro”, “Perseguindo um sonho”, “Prova de Fogo (soletrando)”.
  • Livros: “Menina que roubava livros”
  • Dinâmicas:
    • Desatando nós;
    • Falando sobre seus problemas;
    • Rasgue seus medos;
    • Teia de aranha;
    • Anexos: MPA

 Culminância

– Exposição de profissões: Serão dispostos em cada sala 3 profissionais de diferentes profissões onde os 3 terão por volta de 25 minutos para apresentar suas profissões, e então haverá rodízios de sala;

– Desfile das profissões a escolha dos educandos.

 Bibliografia

Atividades Extraídos do MPA;

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura

Projeto elaborado por Marcos Sabbadini Miranda, Rosemeire Bazílio e Rita de Cássia Pettinelli

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